top of page

O que é Feitiço?

  • Foto do escritor: Cain Mireen
    Cain Mireen
  • 4 de jul.
  • 7 min de leitura

O que é Feitiço?


A etimologia da palavra feitiço deriva do latim vulgar (aquela língua falada pelo povo) - facticius que significa "artificial, feito a mão, fabricado e  mesmo assim deriva do verbo facere que significa fazer que estivesse ligado a ideia de “algo feito “com intenção ou proposito que possui muito sentido na Arte da Bruxa”“.


No Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa é definido a palavra "feitiço" como proveniente do latim "facticicus" que possui o significado original de " feito artificial", " fabricado" e "produzido". No Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa – José Pedro Machado é explicado que a palavra "feitizo" é do português medieval que venho da palavra-raiz "Facticius" que também significa " coisa feita". Aqui temos duas fontes que nos dá literalmente o significado da palavra em português "Feitiço" que significa " coisa feita”. Na língua espanhola é " hechizo" que vem também da palavra latim facticius; Na língua francesa é fétiche e italiano é fatto.


Ao passar do tempo se tornou sinônimo de "ato feito com intenção " de causar mudança no sentido espiritual das coisas. Existem certas palavras que possui muitas outras definições para diferentes praticantes de diferentes tradições, não podemos nos apegar em apenas um significado; A palavra possui muitas facetas que explica melhor a sua origem, além da etimologia e também seu uso na tradição oral.


Um feitiço é uma ação carregada de intenção ligada ao campo espiritual com o objetivo de influenciar eventos, moldar a realidade e atuar sobre o mundo material ou espiritual. Um feitiço pode envolver elementos físico/material (elementos da natureza em suas diversas manifestações), elementos corporais (gestos feitos com as mãos, testemunhos), energias espirituais (Outro Mundo, Gênius Locis, Demônios, Povo Justo, Os Vizinhos, Guardiões e da Serpente Vermelha), energias (Planetárias, Lunar, Solar, Telúrica, Aquática, Eólica, Ígnea) e outras formas de energias espirituais ou não.

O Círculo Mágico, John William Waterhouse (1886)
O Círculo Mágico, John William Waterhouse (1886)

Para um praticante, um feitiço é algo que é feito pela própria mão da bruxa na qual ela alcança as forças espirituais ou materiais e manipula dando forma, profundidade e força. É o trabalho da bruxa que é chamado de Feitiço, é o serviço que ela oferece a comunidade como Mulher Sábia ou o Homem astuto que é conhecido como "Feitiço". No Brasil ainda existe uma tradição de ligar feitiço com "coisas do Diabo" pelo seu olhar negativo, com a contribuição da Igreja por moldar o pensamento do povo que o feitiço é algo negativo, pecaminoso e do mal, assim até hoje em certos lugares que a palavra feitiço carrega uma carga negativa.


Quando se fala de Feitiço deve levar em consideração as camadas de significados linguísticos, culturais e espirituais sobre o termo usado; no meu caminho o termo éusado para descrever o "Serviço da bruxa e do homem sábio". Um feitiço é composto pelo seguinte.


I - Intenção

II- Magicae Vocae

III -  Tempus Magicae

IV-Força Vital

VI - Arte


"Um feitiço é um microcosmo do ato criador — é quando o humano, como imagem do divino, participa da criação intencional da realidade. Ele espelha o poder do Verbo (como no Gênesis: “Haja luz”) e a capacidade mágica de transformar energia sutil em manifestação concreta."

Feiticeira Médeia realizando um feitiço. Medeia por Hulton Archive
Feiticeira Médeia realizando um feitiço. Medeia por Hulton Archive

Quando se fala em "Fazer um feitiço" não é apenas fazer e sim requer um conhecimento valioso e profundo sobre a Arte de fazer feitiço que é conhecida como Feitiçaria. Ela possui ferramentas que deve ser bem estruturada para que possa ocorrer a sua intenção no mundo físico. Atraímos do mundo mental para o mundo material; Tornamos o nosso desejo em realidade e assim é o que as bruxas fazem.


Aprendi que o feitiço deve ser feito quando há necessidade, não é feito por vaidade.A Arte da Feitiçaria é algo muito sério entre as bruxas pois lidamos com as Deusas do Destino, somos nós as fiandeiras dos Destinos dos Homens e em cada praticante repousa sobre o espírito uma centelha da Deusa das Bruxas como a Fiandeira que com seus feitiços e encantos fia os fios do destino de cada homem da terra. A bruxa reconhece que cada objeto é possuidor de uma virtude mágica e cabe a ela usar o encanto certo para despertar essa virtude espiritual-mágica.



São muitas definições para a palavra feitiça que ela pode ser atrelada com o significado para o meu Caminho da Arte como “Conjunto de ação ou palavras destinadas para provocar uma mudança ou revelação". As mudanças causadas pelo feitiço são uniméras que podem ser destinadas a cura de uma doença, melhorar o clima ou atrair a boa sorte, enquanto a revelação são atos que servem para revelá-la localização de objetos, pessoas e animais e também revelar a identidade de um futuro inimigo ou amante.


Salve nova lua, salve a ti.

Imploro boa lua, revela-me.

Esta noite, quem será meu verdadeiro amor:

Quem ele é e o que ele veste,

E o que ele faz por meses e anos!


Um feitiço pode ser apenas um objeto embutido de certa influencia pelo praticante para destinar causar mudança como uma Pedra de Bruxa, pedra que possui um buraco no meio causado por danos naturais, são pedras magicamente embutidas de poder mágico. Enquanto outros feitiços podem exigir rituais e ações pelo praticante como visitar um poço, uma árvore solitária, uma encruzilhada, semear sementes, desenhar triângulos no chão ou círculos em volta de pedras e plantas.

 

Vá até a encruzilhada esta noite, sozinho,

E assim que o relógio soar meia-noite vire-se três vezes

E enterre um prego de dez centavos no chão até a cabeça,

E afaste-se de costas do local antes que o relógio pare de bater,

E você evitará a dor; mas a próxima pessoa que passar por cima do prego a tomará em seu lugar.

 

Objetos para trazer a boa sorte ou expelir o mal trazendo proteção aos seus portadores são conhecidos como "Amuleto" que são carregados e usados. Câmara Cascuda o folclorista brasileiro em seu livro Dicionário do Folclore diz que “Amuleto é medalha”, inscrição, bentinho, figa, figura ou qualquer objeto que se traz pendurado ao pescoço, cosido ao fato ou conservado com cuidado na persuasão de que ele pode prevenir as doenças, cura-las, destruir os malefícios e afastar as calamidades; O mesmo traz inúmeros objetos que são usados como "Amuleto" no Brasil entre os mais famosos é o pássaro uirapuru, olho de boto, a canela de socô e o rabo de um lagarto chamado de tamacoaré que devem ser preparados pelos conhecedores da Arte. Já Talismã é um objeto criado com proposito mágico especifico determinado pelo praticante seja gravado ou inscrito. Hoje as palavras amuleto, talismã, encanto e feitiço são usados como sinônimos pelo povo para designar os "trabalhos" feitos pela mulher sábia, homem astuto ou outro praticante de magia tradicional.

 

Foto de Gemma Gary
Foto de Gemma Gary

Algo velho

Algo novo

Algo emprestado

Algo azul

(para garantir boa sorte à noiva.).


Os encantamentos têm uma qualidade poética que evoca a beleza da sabedoria do Espirito do Brado, dos antigos tocadores de poemas e contos mágicos; os encantamentos podemos dizer que é um "feitiço verbal" que entoado pela boca da bruxa em sua Vocae Magicae "Voz Mágica" evoca uma influencia espiritual que manifesta no plano material. O poder do Verbo - Palavra - Ação dita é a manifestação do poder vital da bruxa para alcançar os desejos. As orações que as benzedeiras realizam com o poder do Verbo, os encantos verbais que as bruxas proferem para abençoar a horta, e a oração de um padre astuto são formas de encantamentos. A repetição geralmente ocorre em números impares como três sete ou nove vezes dependendo da intenção, do rito e da finalidade da Arte Mágica. Alguns encantos verbais especialmente destinados à cura eles carregam um pequeno conto para explicar o que pode ser usado, assim como o encanto para dor de dente abaixo.

 

"São Pedro estava na porta de sua casa,

 reclamando de dor,  viu Jesus Cristo passar

Jesus Cristo perguntou a Pedro, o que doía.

São Pedro respondeu!

Jesus Cristo não doe a cabeça e nem a mão

Mas Doí o meu dente do lado esquerdo

Jesus Cristo estendeu a mão e falou “São Pedro, o seu dente está curado em Nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo”.

“Então eu te curo Em nome do Pai, do Filo e do Espirito Santo.”

Encanto para dor de dente.



Mateus, Marcos, Lucas e João,

Abençoem a cama em que me deito.

(Para ser dito três vezes ao ir para a cama,

Para proteger o dorminhoco durante a noite.).

 

Encantamento escrito é a minha forma preferida de realizar os serviços para os meus clientes, é frequentemente possuídos de uma qualidade simétrica com palavras escritas, palavras mágicas, selos de espíritos, nomes sagrados, símbolos cabalísticos; O mais famoso é a palavra Abracadabra que diminuindo a cada letra é usado como encanto para minguar a doença e também as cartas de tocar usadas no período colona do Brasil na qual eram cartas que carregadas de escritos mágicos e cabalísticos eram possuidores de poderes mágicos para luxúria.

 

ree

A “magia simpática” é comum tanto em feitiços quanto em encantamentos. Por exemplo, uma aranha pode ser colocada em um saquinho para curar uma dor de garganta; o saquinho seria usado ao redor do pescoço do paciente e, quando a aranha parasse de se mexer (isto é, morresse), a garganta irritada também desapareceria. Isso não é particularmente simpático com a aranha, que, através da imitação, tomou para si a enfermidade. Essa transferência mágica de um problema de uma pessoa para outra, ou para um animal ou planta, também é comum.

 

“Assim como esta casca de feijão apodrece,

Que minha verruga logo desapareça.”

 

Lembro de uma vez que aos meus 12 ano nasceu uma verruga no meu lado esquerdo do rosto e como eu era uma criança é incomum nascer verruga, então uma conhecida da família uma senhora chamada de "Cida" uma vez ensinou eu uma "Simpatia" na qual eu deveria fazer três cruzes com o sal em cima da verruga e deixar o sal cair em cima de um jornal, depois deveria junta o jornal e queimar isso faria a verruga secar; para o meu espanto após eu fazer o "feitiço" a verruga começou há desaparecer dois dias depois.


Cain Mireen

Fontes.
The Charmers' Psalter – Gemma Gary
The Black Toad – Gemma Gary
Treading the Mill: Practical Craft Working in Modern Traditional Witchcraft – Nigel G. Pearson
Cunning Folk and Familiar Spirits – Emma Wilby
Magical House Protection: The Archaeology of Counter-Witchcraft – Brian Hoggard



Comentários


bottom of page