top of page

Santa Marta, a Senhora que Domina.

  • Foto do escritor: Cain Mireen
    Cain Mireen
  • 26 de jul.
  • 7 min de leitura

Santa Marta, a Senhora que Domina.

Entre a Magia folclórica e a Arte Secreta.


Poucas figuras femininas santo-cristãs carregam uma aura tão poderosa quanto Santa Marta, conhecida nos evangelhos como a mulher ativa, dedicada ao serviço de casa e a fé, ela atravessou os séculos e se transformou em algo maior que apenas uma santa doméstica, tornou-se guardiã de caminhos espirituais, domadora de monstros e uma Senhora das feiticeiras. Marta aparece nos Evangelhos como irmã de Maria e Lázaro, aquela que recebeu Jesus Cristo em sua casa e serviu ele com bebida e comida e mesmo assim esteve diante de Jesus realizando suas tarefas domésticas. Marta passou a ser considerada uma Santa que protege a casa como padroeira dos Lares, das cozinheiras, das donas de casa e dos trabalhadores. A tradição oral nos dá caminhos para o trabalho espiritual com essa figura tão poderosa.

 

Em 29 de julho, os católicos celebram a festa de Santa Marta, que domina os demônios do Inferno e os homens indisciplinados. Não estamos falando da padroeira dos cozinheiros, mas da deusa bruxa do velho mundo, escondida na imagem de uma santa. São inúmeras imagens dela, a mais conhecida é dela segurando uma tocha flamejante isso realmente traz uma alusão para o meu intimo uma roupagem para a Hecaté a Deusa das bruxas e da feitiçaria, ela que é portadora da Tocha acesa. Santa Marta segurando uma tocha acesa ela pode claramente receber o titulo de Lucífera a Portadora da Luz.

 

ree

O seu dia Santo é 29 de Julho dia de muitos encantos e ritos, Santa Marta é a padroeira das donas de casas, cozinheiras, das casas, das cozinhas, das bruxas, das curandeiras; A sua imagem é colocada em altares domésticos como a Protetora dos Lares mantendo a proteção e segurança da casa. A dupla Fé é presente em meu Oficio, e muitas bruxas que consideram Bruxas do Antigo Estilo vão enxergar que os mistérios da Arte Secreta é viva mesmo aos olhos mudamos de quem não possui a Visão para enxergar. A fundição das crenças pagãs e das cristãs faz parte do meu cotidiano de fé e trabalhos espirituais, Santa Marta é aquela que mantém a vida doméstica em ordem assim promovendo o sustendo da família, a paz do lar e a interação entre os moradores.

 

Aqui está uma oração simples do século XVII para ela, que evoca os demônios intranquilos do Inferno para dominar um amante, e que deve ser realizada à noite: Pegue uma vassoura e use-a como uma efígie de Santa Marta, colocando um véu sobre as cerdas como se fosse uma mulher. Acenda uma vela que não tenha sido abençoada e ajoelhe-se diante da vassoura. Sem fazer o sinal da cruz, junte as mãos em oração e diga:

 

“Marta, pequena Marta, nem digna nem santa, nem digna de oração, nem que está no altar da Igreja, mas sim aquela que anda na rua à noite e nas encruzilhadas durante o dia, eu te conjuro com Satanás e Barrabás, com Belzebu e todos os seus demônios, e com o Diabo Coxo que corre mais rápido que todos, para que todos eles vão até NN, dando-lhe tempo para se vestir, e o tragam pelas pontas dos dedos dos pés até mim, diante dos meus olhos, sem nenhum dano.”


Outro feitiço para separar amantes:

 

 “Marta Marta nem digna nem santa, aquela que separa mulheres casadas, aquela que une amantes, aquela que viaja pelas encruzilhadas à noite, eu te conjuro com Satanás e Barrabás, e o Diabo Coxo, e com o demônio do matadouro, para que você traga NN a mim mais rápido do que um homem falando ou um cachorro latindo.”

 

Esses feitiços evocam a imagem familiar da bruxa e sua vassoura. Nesse caso, a vassoura atua como um ídolo e pode ser usada para varrer a porta para a chegada do seu alvo. Você pode levar as oferendas para as encruzilhadas ou deixá-las à beira das ruas, nos domínios de Santa Marta.

 

O seu maior símbolo é a vassoura especialmente a minha vassoura que utilizo em ritos e voo é a mesma que é colocada ao lado do pequeno altar dedicado a ela no dia da sua Festa, ela sendo uma vela branca, ofereço bolo de nozes e uma taça de vinho tinto, realizo encantos e magias que promove a proteção da casa, proteção de minha família e também o sustento da dispensa.

 

Na França medieval, sobretudo em Tarascon, surgiu a lenda de que Marta, ao chegar à região, enfrentou um terrível monstro — a Tarasca, um ser meio dragão, meio serpente, que devorava pessoas e animais. Marta não o matou, mas o dominou com orações, água benta e o sinal da cruz, amarrando-o e levando-o para ser julgado pelo povo. Marta torna‑se a mulher que doma as forças instintivas e selvagens, não pela violência, mas pelo domínio espiritual. Por isso, em muitos lares, sua imagem é usada como amuleto contra ataques espirituais e como proteção contra energias descontroladas. Aqui é muito mais que apenas proteção, Marta passa a ser uma Padroeira das feiticeiras, aquelas que utilizam da força espiritual para domar as forças caóticas.

 

Santa Marta, Aquela que Domina.
Santa Marta, Aquela que Domina.

Santa Marta possui o seu papel empregado na magia popular de varias regiões da Europa e nas Américas, com a devoção a Santa se misturou com rezas, benzimentos e feitiços; Sua imagem é colcoada sobre janelas e portas para guardar a casa, ela aqui se tornar uma verdadeira arma de proteção para a casa, por ser uma Santa ligada a casa, trabalhos domésticos e vida caseira ela tornou-se uma guardiã para o Lar. Pode ser apenas uma pequena imagem dela empregada acima da porta. Nas rezas de benzedeiras brasileiras, ela aparece em fórmulas de cura, especialmente em dores de nervos e ossos, pedindo que ela, assim como domou o monstro, “amansasse” a doença.

 

A oração conhecida como Oração de Santa Marta Dominadora é bastante difundida na tradição popular (sobretudo na República Dominicana e em práticas de sincretismo afro‑caribenho). Ela é usada para pedir a Santa Marta que ajude a amansar, dominar ou controlar uma situação ou uma pessoa difícil, sempre com a intenção de proteção ou equilíbrio. Segue uma versão tradicional que circula nessas devoções:


Santa Marta, Virgem gloriosa,

vencedora de dragões e serpentes,

tu que domaste o monstro feroz com teu cordão,

domina também o coração, os pensamentos e a vontade de (dizer o nome da pessoa ou situação),

que ele(a) não possa comer, dormir, nem ter sossego,

que não tenha descanso nem tranquilidade,

até que venha aos meus pés humilde, rendido(a) e manso(a),

como o dragão esteve aos teus.

 

Santa Marta, poderosa,

tu que tens força sobre toda força,

traze para mim o que me pertence,

traze (nome da pessoa ou situação) aos meus pés,

como trouxeste o dragão aos teus.

 

Assim como acendes a vela,

acendo eu a chama do domínio e do querer,

que nada nem ninguém possa apagar.

Assim seja, assim será. Amém.

 

 

Como uma Senhora do Lar existe muitos encantos populares pedindo a sua proteção, aqui abaixo uma benzedura que eu aprendi invocando a força de Santa Marta, eu realizo queimando Alecrim e fazendo gestos mágicos como o sinal da cruz em números impar na frente da porta principal de minha casa enquanto eu recito.


“Santa Marta na porta está,

com seu cordão a segurar,

nem feitiço nem maldade vai entrar,

porque a santa vai me guardar.”

 

 

No Brasil Santa Marta é chamada para afastar cobras e bichos peçonhentos, isso tem uma grande ligação com a sua lenda de que ela domou o Dragão-serpente de Tarasca, assim ela é lembrada nos momentos em que a sua força é chamada para afastar as cobras principalmente.


“Santa Marta passou por aqui,

com sua cruz e seu bastão.

Quem for cobra se esconda,

quem for bicho se vá,

porque Marta comanda e ninguém mais entrará.”

 

 

Santa Marta é a Mulher que domina o caos, ela causa a ordem e traz a proteção. Muito dos trabalhos espirituais que envolvem Santa Marta será sempre dirigida para casos de dominação seja elas para casos amorosos, brigas entre pessoas, justiça ou estabelecer a ordem no coas. Sua fama de domadora de serpentes e guardadora de lares fez com que seu nome fosse incorporado a rezas antigas.

 

Um encanto ou melhor uma oração que eu criei para acalmar pessoa que está briguento, nervoso ou perturbado conjurando a força de Santa Marta, eu sempre uso ele nas pessoas que estão de alguma forma perturbada por alguma causa seja elas materiais ou espirituais. Não podemos encontrar a ordem e o bem estar se dentro do nosso corpo reina o Caos. Nesse caso um copo de agua é utilizado e esse copo deve estar em cima da cabeça da pessoa perturbada.


Santa Marta, Senhora do Lar,

Tu que amansaste o dragão bravo,

amansa também este coração aflito,

acalma esta língua, suaviza este pensamento.

 

Assim como o vento se aquieta ao fim da tempestade,

assim como a noite traz paz após o dia,

assim como tu, Marta, domaste a fera,

doma agora toda ira, toda raiva, toda agonia.

 

Que a paz entre, que a calma reine,

que as palavras sejam doces,

que as mãos sejam firmes apenas no bem.

 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Amém.

 

Santa Marta é diferente de Santos como São Jorge ou São Mikael que são santos guerreiros, portadores de espadas e armas que enfrentam dragão como símbolo das forças malignas e que eles acabam destruindo esse dragão, Santa Marta reage como a Senhora da Dominação, ela não destruiu, ela domina dando uma ordem e direção ao Dragão-serpente.

 

“Santa Marta na porta,

Santa Marta na janela,

que mal nenhum me apareça,

porque a santa é sentinela.”


Santa Marta
Santa Marta
Fonte.
Evangelho de Lucas e João
Legenda Áurea de Jacobus de Voragine
Le Folk-Lore de France de Paul Sébillot
Dicionário do Folclore Brasileiro de Câmara Cascudo
O Evangelho de Maria Madalena de Jean-Yves Leloup

Comentários


bottom of page