Animismo a Velha Fé na Bruxaria.
- Cain Mireen

- 31 de mai. de 2018
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Atualizado: 6 de abr.
Dentro da perspectiva do animismo, tudo é sagrado e vivo até mesmo o profano e o comum. Tudo é sagrado. Cada ação é sagrada, não importa quão aparentemente mundana: jardinagem, colheita de frutas, pesca fiação, tecelagem, culinária, limpeza da casa. Cada planta, animal, rio, montanha, rocha, nascer da lua e pôr do sol são sagrados. Cada ser vivo é um espírito consciente, um pequeno deus, com seus próprios poderes, conhecimento e propósito na teia da vida. Cada ser vivo é tratado como um humano deve tratar outro; com respeito, com consciência da existência e dos direitos individuais, e com comunicação honesta. A terra é solicitada para permissão de caçar, viajar, forragear ou construir estruturas e é propiciada para ganhar favor. O rio é educadamente solicitado por seus peixes, à árvore por sua madeira, o veado por sua carne, o arbusto por suas frutas, o trevo por suas raízes e todos recebem agradecimentos e ofertas em troca.
-Sarah Anne Lewless
A Antiga Fé comporta muitos ramos de idolatria, veneração e comunhão com as forças da natureza, dos Reinos Espirituais e também com a interação com Espíritos que habita esse mundo e o outro. Animismo faz parte da antiga fé ela seja a primeira manifestação de contato com o Outro Mundo através da consciência de que tudo é vivo e possui alma, espírito e consciência que é vivo; Isso não inclui somente os animais e seres vivos, mas também toda a manifestação da natureza desde as colinas, as encruzilhadas, os rios, as montanhas, o vento, o fogo, a chuva, o orvalho; Toda manifestação da natureza é viva e possui um espírito vivicante.
A Fé Animista faz parte das antigas formas ancestrais da Fé dos antigos povos que baseia o contato com a natureza com respeito, troca e comunicação, nafé animista a natureza não é apenas um recurso, mas uma grande teia de seres com os quais convivemos e nos relacionamos; na pratica isso pode significar ritos de comunhão com o rio, comunhão com a arvore, com a floresta, com a montanha. São ritos que conecta o espírito do homem ao espirito vivo sagrado do elemento. No Antigo Estilo da bruxaria a fé animista ela é uma base espiritual silenciosa e profunda com raízes nos antigos cultos dos antigos povos; ela é praticada no cotidiano através do contato e ligação com as forças da terra, do céu e do submundo.

A Natureza é espiritual, a terra onde pisa guarda as memoria historiam e forças espirituais que podem ser sentidas e despertadas e serem aliadas ao trabalho da Antiga Fé, um bosque silencioso que possa ser com os ouvidos espirituais e olhos despertos podem ser ouvidos e vistos os antigos espíritos da madeira, da fruta e das flores, espíritos que desejam conectar com a antiga raça de homens e mulheres que um dia tiveram conexão.
A Bruxa reconhece que há espíritos escondidos nos lugares, ela percebe que há certa interação espiritual com certos lugares, certas arvores e certos rios que liga ela com esses seres mágicos e espirituais; foi através dessa interação de amizade que o Oficio dos Sábios foram transmitidos, esses espíritos carregam sabedoria e conhecimento de gerações.
“A principal razão para a bruxa se conectar com o espírito familiar é aprender, o que é uma forma de amor. Na tradição, frequentemente encontramos menção ao "livro negro" no qual as bruxas assinam seus nomes em troca de poder e do qual os espíritos ensinam, compartilhando pedaços de conhecimento mágico com o praticante ao longo do tempo. Bruxas experientes aprendem que, embora existam muitos grimórios e manuais mágicos em circulação, alguns dos quais são bem antigos, o lendário livro negro da tradição não existe fisicamente, mas espiritualmente.
Os antigos grimórios foram construídos a partir do trabalho de praticantes individuais sob a tutela de seus próprios guias espirituais. Cada um de nós tem acesso ao livro negro. É a corrente de conhecimento aberta pela conexão com o espírito familiar. Suas palavras de poder, seus ritos, suas leis e lições: todos esses tesouros fluem da corrente iniciática do espírito familiar. Da perspectiva de uma bruxa popular, aqueles que seguem cada detalhe em algum grimório medieval e esperam receber os mesmos resultados que o escritor original, de muitas maneiras, perdeu o ponto. Tropeçar em um grande livro mágico em sua pesquisa é certamente um tipo de presente e uma porta para a iniciação, mas tentar seus ritos sem uma conexão com o espírito do qual ele procede é como plantar sementes no deserto.
Agora, você pode ter alguma ideia do porquê de ter estudado a tradição [de sua terra] e se comunicado com espíritos em vez de seguir uma estrutura ritual prescrita ditada pelo autor; sem ser capaz de perceber e receber sabedoria do Outro Mundo, os atos físicos de bruxaria são apenas cascas mortas. Ao estabelecer uma forte conexão com as correntes iniciáticas da tradição, da terra e dos espíritos ao nosso redor, somos capazes de explorar as raízes do artesanato popular. Entendemos tanto o como quanto o porquê da bruxaria. O grimório pessoal, como uma réplica física do livro negro espiritual, contém os sonhos, visões e experiências da bruxa do mundo espiritual, juntamente com a tradição e os encantos coletados de sua pesquisa.
- Folklore Witchcraft , Roger J. Horne"
Somos observados o tempo todo pelos espíritos, pois tudo é habitado por uma força inteligente que comunica e interage conosco, desde que tenha olhos para ver e ouvidos para ouvir. Na Fé Animista os espíritos podem ser os Espíritos da Natureza que existe nos fenômenos naturais como a chuva, o fogo, o raio, o vento e a noite; Espíritos do lugar que são conhecidos como Gênio do Lugar do latim Genius Loci que são guardiões invisíveis do lugar específicos esses são que guardas de uma encruzilhada, de uma clareira, de uma floresta, de uma montanha, de uma casa, do cemitério e até mesmo dos lugares modernos como um edifício; todo possui um "guardião" que guarda e mantem a interação, segurança proteção do lugar; Espíritos Ancestrais que não somente humanos da linhagem sanguínea, mas os ancestrais da terra como os Mortos que fizeram historia e viveram no local, os animais e o não humanos que de alguma forma tiveram interação com a raça humana; e os Espíritos Familiares que são aliados que mantem um pacto espiritual durante a caminhada da bruxa no reino dos homens que muitas vezes manifesta na forma de animal um pequeno espírito da natureza; os Espíritos Elementais que são pequenos seres conscientes formados pelo elemento natural do fogo, ar, terra e água.

A Comunicação na Fé animista é feita no silencio do corpo e mente, quando encontramos na observação silenciosa do chamado intuitivo de adentrar em algum lugar como se alguma força do lugar chamasse seja através da atenção e vontade. O espírito fala primeiro no silencio, a comunicação começa antes de falar, o sentir do chamado parte da interação do mundo invisível. A simplicidade é o caminho que começa para ter uma interação, não espera ter um grande chamado ou ouvir vozes no primeiro caminhar no local, a interação é feita com a "troca", pois essa é a linguagem da terra e de seus habitantes espirituais.
Presentes é o primeiro ato de interação com essas forças; um prato de bolo e uma taça de leite é oferenda tradicional para as forças espirituais que habita a terra, outros preferem presentear com tabaco e mel, e outros com vinho e bebidas destiladas; o presente vai depender de quem deseja comunicar; as forças que reside dentro da terra devem ser deixadas dentro de um buraco feito com a mão, às forças que reside nas arvores e madeiras aos pés da arvore ou pendurados nos galhos, às forças que reside no ar devem ser queimadas e a fumaça como oferenda agrada os espíritos que habita o céu, e as forças que reside na água devem ser jogas no corpo d'água. Procure nos lugares limiar onde vive os espíritos e portas para interação com esses reinos, é nesse mesmo lugar que encontramos o Senhor das Bruxas em sua máscara de Rei das Fadas, senhor dos montes e Senhor da Encruzilhada. Uma encruzilhada seja ela da terra um trifurcação, um encontro de céu, terra e água como a beira da praia, beira de um rio onde a terra termina e dá espaço ao rio ou uma entrada de uma floresta como uma cerca natural são lugares de maior interação com esses Espíritos.
A comunicação é cotidiana, desde que tive consciência do que eu praticava era Animismo sempre tive relação com espíritos e principalmente eu morando na zona urbana eu reconhecia que vivia consciências inteligentes ao meu redor no tronco da árvore, num pequeno parque ecológico e também numa encruzilhada próxima de minha casa; Sempre que passo nela que é caminho de meu trabalho deixa uma pequena moeda todas as manhãs de segunda-feira um dia que separei para dedicar o contato e uma interação maior com o espírito dessa encruzilhada; quando ainda é madrugada e de longe vejo os raios solares é um momento liminar onde a interação com o Outro Mundo é maior então dedico uns minutos para uma "Comunicação Espiritual" eu deixo uma moeda de prata e derramo um galo de bebida destilada ao espírito desse lugar pedindo proteção para a nova semana, coisas boas para o meu trabalho e com as pessoas ao meu redor, mas também é o mesmo espírito da encruzilhada que realizo meus trabalhos espirituais e comunicação com o Velho.
Um pequeno ritual de interação com as forças do lugar é levar contigo um alimento que pode ser um pão, uma taça de leite misturado com mel, uma vela e um pequeno ramo de pinheiro para ser aceso. Ao chegar ao lugar prefira que esteja em perfeito silencio para buscar com os olhos fechados as visões e com ouvido aberto a voz silenciosa. Acende a vela e o incenso e espalhe o aroma do pinheiro no local, feito isso abre um buraco na terra e coloque o pão e o leite despejado dentro e encoste a boca no buraco e diga algo parecido, quando termina tampe o buraco e mantenha uns minutos em silencio e observação com os olhos fechados.
“A Quem habita neste lugar,
Venho com respeito e te adorar
Trago presentes de amor
E a vocês escutar”
Na Fé Animista os espíritos se mostram nos estados alterados da consciência de um jeito pessoal, "Estar entre os Chifres", com o uso do transe, do atravessar da Cerca e Montar no Bode são formas para buscar maior interação com esses seres. E foi com essa interação que os espíritos levantaram as mascaras e mostram o conhecimento das forças invisíveis e virtudes dos lugares, elemento, matérias magicas e espirituais que homens e mulheres alcançaram a magia.
A Natureza responde as nossas preces com símbolos, à bruxa deve aprender a ler a terra, o fogo, a agua e o ar, pois é nesses momentos que os espíritos que buscamos a comunicação respondem; a praticante da velha fé aprende a caminhar com um pé aqui e outro lá; ela é uma viajante dos mundos, ela monta na vassoura e vai buscar essa "interação" com os espíritos invisíveis nesse mundo mais visível no outro. A praticante da fé antiga busca a reciprocidade, o reverencia e aliança com os espíritos da natureza, ela vai à busca dessa interação com o Oculto. Quem pratica a Fé Antiga sabe que o Outro Mundo não está abaixo e nem acima, mas ao lado do nosso entrelaçado como as raízes de uma grande arvore sob a terra.
A Peregrinação Mística é uma busca de interação com o Outro Mundo quando você decide "Andar" com um pé aqui e outro lá; Isso nos leva uma manifestação espiritual durante a caminhada quando os espíritos que estão abertos para interagir compreendem a nossa buscar e "iluminação" espiritual e mágica; a peregrinação nos levar a entender o mundo ao nosso redor, buscar com a Visão lugares limiares e habitados por espíritos que muitas vezes são considerados assombrações; buscar com a Audição para compreender a comunicação silenciosa que somente consegui entender no "Silencio do corpo e mente". A vislumbrar lugares que eram passados batido sem uma atenção devida, pois nunca estivemos abertos para tal interação espiritual não somente nos lugares natural, mas também nos lugares antigos, históricos e moradas de nossos ancestrais; pois a Bruxa comunga com os Mortos também.
Não acredito que os espíritos tenham uma interação particular somente com um tipo de humano, eles querem comunicar com quem estiver aberto para aprender; a linguagem dos espíritos da terra não é sobre palavras e presentes, mas sim o respeito, a reverencia e a lealdade de manter um pacto firme de comunhão espiritual. A linguagem é a do coração na qual a praticante da Fé animista buscará alimentar o pacto com o amor entre a bruxa e o espírito.
"O animismo sugere que somos igualmente cercados e envolvidos por seres espirituais. Os espíritos individuais e de clã dos coelhos, dos ratos de carga e das cobras têm uma participação nas coisas. Assim como os mortos da terra, as hostes das fadas, todas as pessoas invisíveis, os Outros. O próprio espírito da terra. Adicione o vento, a chuva e os espíritos do céu... Acredito que a religião é um desdobramento da feitiçaria e que a feitiçaria (e o animismo que a fundamenta) é a provável raiz de toda a cultura humana."
Six Ways, Aidan Wachter

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