O Sabá das Bruxas
- Cain Mireen

- 23 de out. de 2023
- 10 min de leitura
O sábado das bruxas
O convento noturno das bruxas conhecido como o Sábado das Bruxas é marcado por Vênus, a Lua e a encruzilhada. Num aspecto específico na Lua, o espírito vai à encruzilhada à noite para encontrar o Diabo. Como além de ser a Rainha da Montanha de Vênus, podemos vê-la como o poder que anima. Os testemunhos do que aconteceu no sábado foram em grande parte relatos de obscenidade e excesso. As bruxas viajaram a noite para conhecer seu mestre e iniciador. Este Mistério está intimamente ligado ao folclore em todo o mundo, como o Varcolac na Roménia, o Vetalas na Índia e as batalhas noturnas de Carlo Ginzburg. Ginzburgo é preocupado com as áreas de Trieste e Friuli, na fronteira com as regiões eslavas, onde as lendas e mitos do voo noturno são muitas e detalhadas.
Emma Wilby em seu estudo sobre o povo astuto do Norte da Europa e em particular as Ilhas Britânicas comentam que "o sábado era mais comumente descrito como ocorrendo em igrejas e cemitérios, ou fora de portas."Janet Hewitt, em 1661, afirmou que frequentava os sábados em um lugar chamado Muryknowes onde se celebrava o encontro noturno com cerveja, pão e carne.
No mesmo ano, Helen Guthrie afirmou que ela e outras nove bruxas reuniram-se no adro da igreja de Forfar onde cantaram "as velhas baladas" e dançou com o Diabo, que ela descreveu como um "ferro preto talhado de homem". Elizabeth Styles em 1665 afirmou que ela havia consumido vinho, bolos e carne nessas reuniões. O homem de preto trouxe tudo isso em generosidade para a reunião, após o que eles dançaram e se divertiram e quando eles saíram da reunião, saudaram-se com as palavras "feliz encontro, parte feliz". Como alguns de vocês devem saber, esta saudação foi usado pelos primeiros maçons e ainda é usado em algumas lojas.

O termo 'Sábado das Bruxas' é de origem bastante recente e parece ter origem na Alemanha. A Inquisição Papal pensou que eles haviam descoberto uma nova seita herética de bruxas adoradoras do diabo. Desde eram um culto, eles possuíam alguns segredos e naturalmente precisavam convocar. Como aponta Kittredge, as bruxas sempre estiveram sujeitas a ódio e desrespeito da maioria por não obedecer às regras e regulamentos, mas também porque se beneficiaram de dons sobrenaturais e poder. Ainda hoje, as pessoas que têm problemas de conformidade estão sujeitas a acusações de vários tipos.
A ideia de um culto organizado de bruxas adoradoras do Diabo não tinha realidade até o século XIV, quando surgiu na mente da Inquisição. Kittredge sugere que esta foi uma transferência da heresia cátara para o povo astuto.
Os julgamentos revelam como na Alemanha cresceu a ideia de um culto organizado. Na Grã-Bretanha, as bruxas foram julgadas como indivíduos por atos criminosos. Até a década de 1540, essas acusações foram julgadas por tribunais civis. Julgamentos relativos ao Sábado das Bruxas nunca ocorreu até o reinado de Tiago o Primeiro.
A Inquisição estava preocupada com heresias dentro dos confinamentos da Igreja. Só no continente, na Alemanha e em França é que encontrar essas acusações. Na Inglaterra eles confessaram ter espíritos familiares, como cães, sapos e gatos e à realização de magia maléfica. Tão tarde quanto o julgamento de Chelmsford em 1589, não há referências ao julgamento do Sábado das Bruxas. Todos esses julgamentos e confissões resultaram num tratado escrito pelo Reverendo George Giffard, publicado em 1593 detalhando as crenças sobre bruxaria em Essex, mas nenhuma menção a festas ou orgias sabáticas. O que encontramos é uma referência a crenças "na Alemanha e em outros países", descrevendo a forma transformando-se em lobos que voam para um banquete noturno.
Reginald Scot falou sobre isso, mas ele estava protestando contra as crenças do continente, encontrado no Malleus e nos escritos de Bodin e Danaeus. Além disso, ele era extremamente cético em relação à ideia de um culto organizado de bruxas envolvidas na adoração do Diabo. A primeira vez que a questão do sábado veio à tona na Escócia, nas confissões de Lady Newes em 1591. Mesmo que o pacto demoníaco fosse uma realidade, o sábado não era. A bruxa era considerada um solitário. Ela pode ter outros companheiros, mas eles eram pouco organizados.

.jpg)



Comentários